ÚLTIMAS
recent

Contas secretas dos famosos no banco da Suíça são investigadas

A investigação jornalística sobre o caso, conhecida como SwissLeaks, é comandada pelo ICIJ, sigla em inglês para Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. As investigações dão conta, até o momento, de que houve sonegação e evasão fiscal por parte do banco e de alguns correntistas.
Contas secretas dos famosos : 
Na sequência da série de reportagens que o jornal O Globo e o portal UOL, sobre as contas secretas mantidas na Suíça, no banco HSBC, entre 2006 e 2007, foram divulgados hoje (23) nomes de personalidades da área cultural, ligadas à música, à literatura, ao cinema e à TV.

A investigação jornalística sobre o caso, conhecida como SwissLeaks, é comandada pelo ICIJ, sigla em inglês para Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. As investigações dão conta, até o momento, de que houve sonegação e evasão fiscal por parte do banco e de alguns correntistas. Ter uma conta numerada no exterior não pressupõe crime. Isso só ocorre quando o contribuinte não declara à Receita Federal e ao Banco Central que mantém valores fora do país. Nesse caso, o cidadão pode ser processado por evasão de divisas e sonegação fiscal.

As pessoas do mundo artístico que tiveram seus nomes divulgados nesta segunda por O Globo integram uma lista des 8.667 brasileiros com contas numeradas no HSBC da Suíça em 2006 e 2007, ou seja, cujos donos são identificados apenas por um código. Elas negaram ter contas no HSBC ou disseram não ter cometido nenhuma irregularidade.

Segundo o jornal O Globo, constam da lista quatro integrantes da família do escritor Jorge Amado. Além dele, aparecem sua mulher, Zélia Gattai, e os dois filhos do casal, Paloma e João Jorge. Jorge Amado morreu em 2011, e Zélia, em 2008. Os cineastas Andrew Waddington, conhecido como Andrucha, e Ricardo Waddington, aparecem dividindo uma conta. Em 2006 e 2007, a conta dos dois irmãos não tinha saldo. Outro cineasta que consta da lista é Hector Babenco, que, de acordo com a reportagem, foi correntista de abril de 1988 a junho de 1992.

Os atores Claudia Raia e Edson Celulari foram identificados como tendo uma conta conjunta, que, nos anos pesquisados, tinha saldo. Outros atores que aparecem na lista são Francisco Cuoco, Maitê Proença e Marília Pêra. Ambas tinham saldo na conta, nos anos pesquisados. O apresentador Jô Soares aparece na lista divulgada pelo jornal tendo o nome vinculado a quatro contas numeradas. Todas estavam zeradas em 2006/2007.

Tom Jobim, que morreu em 1994, aparece na lista de brasileiros com contas numeradas no HSBC tendo uma conta conjunta com sua mulher, Ana Jobim. Ana teve ainda mais duas contas. E o publicitário Roberto Medina, dono da Rock World, que promove o Rock in Rio, está nos registros do banco como tendo aberto uma conta entre 1990 e 2000. A conta dele estava zerada nos anos pesquisados.

Em resposta à reportagem, os filhos de Jorge Amado alegaram que a conta do pai e da mãe era regular, foi encerrada em 2003 e tudo foi declarado à Receita na época. Jô Soares se disse espantado pelo fato de ter aparecido nas planilhas do HSBC, informou O Globo. Ele disse que era correntista do banco em Nova York e nunca foi informado sobre operações de seu banco com a filial suíça.

Ricardo Waddington, Hector Babenco e Maitê Proença responderam que nunca tiveram conta no HSBC. E Roberto Medina disse que é correntista do banco, no Brasil, e nunca teve conta em Genebra. Segundo O Globo, o escritório que representa Francisco Cuco e Marília Pera não retornou os contatos da reportagem até a conclusão da matéria que integra a série desta segunda. Cláudia Raia e Edson Celulari também não retornaram. Andrucha e Ana Jobim também não responderam às perguntas do jornal.

Na Receita, está em andamento uma investigação de brasileiros com indícios de movimentação financeira no Banco HSBC na Suíça, com base em lista divulgada pelos jornalistas. As denúncias também serão investigadas por uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado.

Fonte da Notícia: Bonde
Notícias Atuais

Notícias Atuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltar ao Topo
Tecnologia do Blogger.