ÚLTIMAS
recent

Estado Islâmico promove onda de destruição de patrimônio histórico no Iraque.

Além de destruir estátuas por alegarem ser "falsos deuses", grupo também furta peças para vender no mercado negro.
Além de destruir estátuas por alegarem ser "falsos deuses", grupo também furta peças para vender no mercado negro.

O grupo extremista islâmico autodenominado Estado Islâmico (EI) começou a destruir mais um sítio arqueológico no norte do Iraque, segundo fontes curdas. A antiga cidade de Hatra foi fundada durante o império parta, há mais de dois mil anos, e é considerada pela Unesco, órgão da ONU, um patrimônio histórico da humanidade.

Rosto de mulher esculpido em Hatra: local está sendo demolido por rebeldes, dizem autoridades
No início desta semana, militantes do grupo começaram a demolir as ruínas da cidade de Nimrud, antiga capital do império assírio fundada no século 13 a.C. O EI também divulgou na semana passada um vídeo em que destruía artefatos assírios em um museu em Mosul, cidade localizada a 30km de Nimrud.

Relatos ainda dão conta de que extremistas incendiaram uma biblioteca na mesma cidade, junto com mais de 8 mil manuscritos. Essa onda de destruição de patrimônios históricos e culturais gerou revolta entre autoridades e pesquisadores. "Eles estão apagando nossa história", disse o arqueologista iraquiano Lamia al-Gailani.

Falsos deuses
No controle de grandes áreas na Síria e no Iraque, o grupo extremista segue uma vertente radical da sharia (lei islãmica) segundo a qual estátuas são usadas para idolatrar falsos deuses.

Ao mesmo tempo, o EI pôs à venda alguns artefatos no mercado negro, transformando antiguidades em uma importante fonte de renda para o grupo, junto com o petróleo e sequestros.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, prometeu punir os responsáveis. "Esses bárbaros, terroristas criminosos, estão tentando destruir o patrimônio da humanidade", disse ele. "Vamos persegui-los para fazer com que paguem por cada gota de sangue derramada no Iraque e pela destruição da civilização do Iraque.''

Fonte: BBC
Notícias Atuais

Notícias Atuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltar ao Topo
Tecnologia do Blogger.