ÚLTIMAS
recent

Homeopatia não funciona para nada, diz relatório de governo australiano.

Com informações do Site Brasil Post: Sei que há muitas pessoas (muitas mesmo) que amam a homeopatia e garantem ter experimentado resultados positivos com a prática.
Homeopatia não funciona para nada, diz governo australiano
Com informações do Site Brasil Post: Sei que há muitas pessoas (muitas mesmo) que amam a homeopatia e garantem ter experimentado resultados positivos com a prática.

Portanto, calma! Não sou eu quem está falando, e sim o maior corpo de pesquisa em saúde da Austrália.

Após analisar 225 estudos, a National Health and Medical Research Council (NHMRC) disse com todas as letras: homeopatia não é efetiva para tratar qualquer tipo de doença.

Veja um trecho do posicionamento da instituição, divulgado nesta quarta (11):

"Com base na análise de evidências sobre a efetividade da homeopatia, o NHMRC conclui que não há doenças para as quais existem evidências de que a homeopatia seja efetiva", diz o comunicado.

A instituição disse, ainda, que pessoas que optam pela homeopatia podem estar colocando a saúde em risco ao rejeitarem ou atrasarem "tratamentos comprovadamente eficazes e seguros".

O chefe do comitê de pesquisa sobre homeopatia do NHMRC disse ao jornal Guardian que acredita que muitas pessoas irão contestar o posicionamento da instituição. "Muita gente dirá que isso tudo é uma conspiração do establishment", afirmou.

A posição do órgão, é claro, contraria uma infinidade de estudos que concluem que a homeopatia é efetiva. Mas estes estudos, diz o NHMRC, são "mal conduzidos, mal planejados e não têm o número de participantes suficientes para permitir conclusões confiáveis".

Este não é o primeiro órgão governamental que põe em xeque a confiabilidade da homeopatia.

Em 2010, o Comitê de Ciência e Tecnologia do parlamento do Reino Unido lançou um comunicado dizendo que os tratamentos homeopáticos não são efetivos.

Nos Estados Unidos, o National Institutes of Health diz que "há poucas evidências de que a homeopatia seja um tratamento efetivo para qualquer doença específica", como lembra a Time.

No meio científico, a homeopatia também encontra mais detratores que defensores. Uma das revistas científicas mais conceituadas do mundo, o Lancet, publicou um editorial massacrando a prática em 2005 que é lembrado até hoje.

Entenda

A homeopatia foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann (1755-1853) com base na ideia de que as mesmas substâncias que provocam uma determinada doença em alguém saudável podem provocar também a cura em uma pessoa doente.

Em sua obra-prima, o Organon (1810), ele especifica que as substâncias devem ser dinamizadas, isto é, diluídas até que não restem mais resquícios da substância na solução. Alguns remédios chegam a ser diluídos mais de mil vezes, na razão de uma parte de essência medicinal para 99 partes de diluente.

Por isso tamanha polêmica: como relata esta reportagem da Superinteressante, diluir uma substância, em geral, diminui a intensidade de sua ação. Mas, para os homeopatas, quanto mais diluído, mais potente o remédio.

Fonte da Notícia: Brasil Post
Notícias Atuais

Notícias Atuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltar ao Topo
Tecnologia do Blogger.